Loading...
Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

História

O nome é em homenagem à santa padroeira da cidade, (Santa Ifigênia). Elevada a condição de município em 1962, foi distrito de Virginópolis com o nome de Santa Efigênia. A edificação de uma capela em terras doadas pelo pioneiro João Soares, marca a origem da cidade. Situada em terras elevadas, onde o ponto mais alto esta a 930 metros acima do nível do mar, na serra Bom Sera, e banhada pelos ribeirões Pau Pintado e Brejaúba. A atividade econômica está centrada na agricultura e pecuária.

A colonização da região, onde se encontra Santa Efigênia de Minas, se deu no início do século, por volta de 1906. Quando os pioneiros chegaram havia apenas mata virgem, e logo começou a ocupação. A edificação de uma capela em homenagem a Santa Efigênia, em terras doadas pelo pioneiro João Soares, marca a origem do povoado, então conhecio como Povoado da Cruz.

Gentílico: santa-efigenense

O povoado da Cruz foi elevado à categoria de Distrito em 1948, pela Lei n°. 336, de 27/12/1948, com o topônimo de Santa Efigênia, pertencente ao município de Virginópolis.

O Distrito de Santa Efigênia foi emancipado em 1962, pela Lei n°. 2.764, de 30/12/1962, tornando-se município, com o topônimo de Santa Efigênia de Minas

O Município de Santa Efigênia de Minas é formado pelo distrito Sede.

 

Fonte: IBGE; Secretaria da Cultura (MG); Assembléia Legislativa (MG)

 

Brasão:

Visão panorâmica da cidade: